Preparando Dumpling

Ontem foi sábado de Natal. A escola, cheia de alunos de todo canto do mundo (americanos, espanhóis, portugueses, eu de brasileira, israelenses, australianos, filipinos, entre outros que não lembro) comemorou o dia com um super jantar em um restaurante italiano gran-fino da cidade. O chef é vietnamita, mas morou 10 anos em New York e por lá aprendeu a preparar um senhor spaguetti. Comemos muito bem! Depois, parte voltou pra casa e os mais animados estenderam a noite no bar do hotel mais chique de Guilin: Shangri-Lá. O hotel está para Guilin assim como o Copacabana Palace está para o Rio. Um luxo só!!! Como podem notar, eu estava no grupo dos animados!

Em Guilin não deu para sentir tanto o natal como em outras cidades maiores da China. Essa data não tem nenhum significado para eles, e a cidade, ainda pequena, não sofreu tanta influência externa. Mas, mesmo assim, alguns não deixaram a data passar em branco.

Foi o caso do kindergarden de Guilin. Um jardim de infância de padrões internacionais, com um tipo de educação bem similar ao que conhecemos no ocidente, resolveu celebrar o natal preparando dumplings!!!! E nos convidaram a participar!!!

Dumpling é aquele bolinho de massa, que pode ser cozido em água, cozido no vapor ou frito, com vários tipos de recheio por dentro. Aliás, um breve parênteses: ontem descobri mais um tipo de dumpling chamado “shaomai”: cozido no vapor com recheio de arroz frito. Delicioso!

No cardápio chinês, dumplings está entre os meus preferidos! Precisava aprender a fazer, e lá fui eu participar do evento!!!

No jardim de infância, as crianças mais lindas do mundo!!! Essa carinha redonda, com bochechas rosadas e olhos esticados é simplesmente irresistível!

Aluno Fofo
Aluno Fofo

Olhem os dumplings na parte debaixo da foto, antes de serem cozidos.

Preparando Dumplings
Preparando Dumplings
Que Delícia
Que Delícia

Esse é o dumpling já cozido:

Olhem Essa Fofura
Olhem Essa Fofura

Algo meio mágico, dessas coisas que a gente diz que é alguma conexão de outra vida, aconteceu no evento. Assim que entrei na sala repleta de crianças, uma delas, tão pequenina e que mal sabia andar, veio em minha direção com um sorriso encantador! De tão excitada que estava ao me ver, só não caiu porque a mãe segurava ela pelos braços! A coisa mais fofa do mundo!!! Conversei com a mãe, ela falava um pouco de inglês, brinquei com a pequena, até nos separarmos para preparar os dumplings.

Lá pelas tantas chegou a hora de sortear os presentes. Cada família levou um presente, e todos foram colocados em cima da mesa para serem sorteados pelas crianças. Cada uma delas recebeu o presente correspondente ao número sorteado. Depois de todas as crianças serem contempladas, ainda sobraram alguns presentes, que passaram então a ser sorteados pelos adultos. Chegada a minha vez, tirei um número, e recebi uma caixa com o nome “Taitai”escrito nela. Era o nome da criança que tinha trazido o presente, e significa “cristal”. A caixa estava repleta de doces chineses! Nham nham! Dois minutos depois se aproximam novamente de mim a mãe e a criança pequenina do início do dia, dizendo que Taitai era o nome dela!!! Eu tinha sorteado o presente da pequerrucha!!! Sei lá, uma sequência de fatos e coincidências meio improvável de acontecer assim do nada, não acham?! Ao final, a mãe me perguntou: “você vai ser a próxima voluntária aqui na escola?!”. Uau, por essa não esperava… será que é isso que me espera?

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

18 Responses to Preparando Dumpling

  1. Omar says:

    Muito legal!. Dá uma de Angelina Jolie e adota alguns!. Beijo.

  2. Willy Chen says:

    Dumplings 餃子 = Pastel
    Pastel tem feito por frito, cozido ou de vapor. De vapor no pequeno cesto é carro chefe do cantonfood. Não pode deixar de experimentar. Brasil é tropical, não aprecia muito de caldo nem de vapor. Quando vou SP inverno, na Liberdade, tem lojinha tipo pé-sujo, rererê, meia duzia de cesto, vai 36 pasteis uma vez. Acompanha cerveja bem gerada. Ahhh, vida ruim neh.
    Beijos e Shin Lien Quai Ler, Willy 1226.1829

    • admin says:

      Willy, o de vapor é muito delicioso, mas o mais fácil é o cozido. Como direto aqui!!! Encomendo de uma senhora que faz vegetariano, e cozinho aqui na escola! Uma delícia!
      Vida boa demais!!!
      Beijo e 新年快乐 pra você também!

  3. Bia Fontoura says:

    ChanChan!!! que experiência incrível….
    as fotos estão lindas…. estou amando ler esse ” di’ario”! está enchendo minha cabeçinha de curiosidades e de vontades!
    beijo grande, saudades, e que 2012 venha com tudo!!!! te desejo viagens, música boa, comidinhas, aprendizagens, energias boas, pessoas queridas e um mundo de sonhos e experiências!

    • admin says:

      Bia, que 2012 seja um ano muito especial pra você também! Obrigada por estar aqui presente no blog e pela força!
      Beijo grande!

  4. simone says:

    Chan, que linda essa história. Fiquei toda emocionada. Como deve ser bom ser voluntária num trabalho com crianças e educação!
    que vontade que me deu de viver um pouco a sua vida!
    um beijo, irmã.
    Ótimo Ano novo.
    Adorei a Taitai!

    • admin says:

      Obrigada, irmã querida!
      Um ano novo cheio de realizações pra você, Juppa e crianças também!
      Beijo grande!

  5. marcia rocha says:

    Chan,

    Feliz 2012 (para nós) . Amanhã sai a primeira leva para Aiuruoca. Lembraremos de vc, com certeza. Bj
    Bj

    • admin says:

      Obrigada, querida! Feliz 2012 para todos nós! Que seja um ano de muito sucesso!!!
      Beijo grande!

  6. jorge langone says:

    achei ótima essa história real. será? beijos

  7. Marise says:

    Que fofíssimos aqueles chinezinhos! Mas não entendi se vc ficou mesmo como voluntária ou não. Adorei Macau e a Igreja de São Paulo. Rsrs. Feliz ano novo amiga! Bj

    • admin says:

      Não fiquei, Marisoca… seria para o próximo ano… quem sabe não volto?
      Feliz ano novo pra você também!
      Beijo grande!

  8. Samildes Magalhães says:

    Oi, Chan.
    Pelo visto vc caiu de amores pela China!!! Deve ser encantador mesmo…Que 2012 seja repleto de Amor
    Luz, Paz e muito mais aventuras na sua vida.
    Te amo
    Bjs com saudades.
    Sami

    • admin says:

      Pois é, Saminha, gostei daqui mesmo!
      Que 2012 seja um ano especial e cheio de realizações pra você e as meninas também!
      Também te amo!
      Beijo grande!

  9. Christine says:

    oi chanchan!
    saudade!
    adorei a estória da menininha a ‘cristal’! também lembrei de uma viagem que a gente se apelidou assim juntando nossos nomes – a gente fazia tipo uma dupla sertaneja, lembra? rs – me senti feliz em saber do significado do nome da menininha 😉
    no ano novo vi o filme ‘um conto chinês’ e amei. não sei se vc viu, mas tem um momento que uma personagem, fala como ela se sentiria se estivesse na china sem entender chinês.. ela estava refletindo sobre o fato do chinezinho do filme, estar na argentina sem entender nada de espanhol, na casa de um estranho, etc, etc.. enfim, fiquei me lembrando de vc aí sem entender o chinês no início de sua viagem 😉
    beijossss! (como se fala beijos em chinês? eles mandam beijos assim no final de uma mensagem?)

    • admin says:

      Querida, puxa, é verdade. Nós éramos a dupla “Cristal”!!!! Mais uma coincidência! Quantas mais ainda por vir? Rsrsrs
      Chris, eu vi esse filme na casa da Marcinha 2 dias antes de viajar, e amei! Eu sei exatamente como esse cara se sentiu lá. Eu podia ser o personagem desse filme sem o menor problema! Hahaha!
      Aqui não se manda beijo… aliás, as demonstrações de carinho e de proximidade são bastante raras por aqui. Obrigada também não é muito falado, vê se pode? Rsrsrs
      Mas entre nós, brasileiros, nada mais comum, não é? Então aí vai: qin qin (pronuncia-se “tchin tchin”)

Comments are closed.