Ontem foi sábado de Natal. A escola, cheia de alunos de todo canto do mundo (americanos, espanhóis, portugueses, eu de brasileira, israelenses, australianos, filipinos, entre outros que não lembro) comemorou o dia com um super jantar em um restaurante italiano gran-fino da cidade. O chef é vietnamita, mas morou 10 anos em New York e por lá aprendeu a preparar um senhor spaguetti. Comemos muito bem! Depois, parte voltou pra casa e os mais animados estenderam a noite no bar do hotel mais chique de Guilin: Shangri-Lá. O hotel está para Guilin assim como o Copacabana Palace está para o Rio. Um luxo só!!! Como podem notar, eu estava no grupo dos animados!
Em Guilin não deu para sentir tanto o natal como em outras cidades maiores da China. Essa data não tem nenhum significado para eles, e a cidade, ainda pequena, não sofreu tanta influência externa. Mas, mesmo assim, alguns não deixaram a data passar em branco.
Foi o caso do kindergarden de Guilin. Um jardim de infância de padrões internacionais, com um tipo de educação bem similar ao que conhecemos no ocidente, resolveu celebrar o natal preparando dumplings!!!! E nos convidaram a participar!!!
Dumpling é aquele bolinho de massa, que pode ser cozido em água, cozido no vapor ou frito, com vários tipos de recheio por dentro. Aliás, um breve parênteses: ontem descobri mais um tipo de dumpling chamado “shaomai”: cozido no vapor com recheio de arroz frito. Delicioso!
No cardápio chinês, dumplings está entre os meus preferidos! Precisava aprender a fazer, e lá fui eu participar do evento!!!
No jardim de infância, as crianças mais lindas do mundo!!! Essa carinha redonda, com bochechas rosadas e olhos esticados é simplesmente irresistível!

Olhem os dumplings na parte debaixo da foto, antes de serem cozidos.


Esse é o dumpling já cozido:

Algo meio mágico, dessas coisas que a gente diz que é alguma conexão de outra vida, aconteceu no evento. Assim que entrei na sala repleta de crianças, uma delas, tão pequenina e que mal sabia andar, veio em minha direção com um sorriso encantador! De tão excitada que estava ao me ver, só não caiu porque a mãe segurava ela pelos braços! A coisa mais fofa do mundo!!! Conversei com a mãe, ela falava um pouco de inglês, brinquei com a pequena, até nos separarmos para preparar os dumplings.
Lá pelas tantas chegou a hora de sortear os presentes. Cada família levou um presente, e todos foram colocados em cima da mesa para serem sorteados pelas crianças. Cada uma delas recebeu o presente correspondente ao número sorteado. Depois de todas as crianças serem contempladas, ainda sobraram alguns presentes, que passaram então a ser sorteados pelos adultos. Chegada a minha vez, tirei um número, e recebi uma caixa com o nome “Taitai”escrito nela. Era o nome da criança que tinha trazido o presente, e significa “cristal”. A caixa estava repleta de doces chineses! Nham nham! Dois minutos depois se aproximam novamente de mim a mãe e a criança pequenina do início do dia, dizendo que Taitai era o nome dela!!! Eu tinha sorteado o presente da pequerrucha!!! Sei lá, uma sequência de fatos e coincidências meio improvável de acontecer assim do nada, não acham?! Ao final, a mãe me perguntou: “você vai ser a próxima voluntária aqui na escola?!”. Uau, por essa não esperava… será que é isso que me espera?
Muito legal!. Dá uma de Angelina Jolie e adota alguns!. Beijo.
Hehe, quem sabe não volto pra casa com um deles?!! Beijo!
Dumplings 餃子 = Pastel
Pastel tem feito por frito, cozido ou de vapor. De vapor no pequeno cesto é carro chefe do cantonfood. Não pode deixar de experimentar. Brasil é tropical, não aprecia muito de caldo nem de vapor. Quando vou SP inverno, na Liberdade, tem lojinha tipo pé-sujo, rererê, meia duzia de cesto, vai 36 pasteis uma vez. Acompanha cerveja bem gerada. Ahhh, vida ruim neh.
Beijos e Shin Lien Quai Ler, Willy 1226.1829
Willy, o de vapor é muito delicioso, mas o mais fácil é o cozido. Como direto aqui!!! Encomendo de uma senhora que faz vegetariano, e cozinho aqui na escola! Uma delícia!
Vida boa demais!!!
Beijo e 新年快乐 pra você também!
ChanChan!!! que experiência incrível….
as fotos estão lindas…. estou amando ler esse ” di’ario”! está enchendo minha cabeçinha de curiosidades e de vontades!
beijo grande, saudades, e que 2012 venha com tudo!!!! te desejo viagens, música boa, comidinhas, aprendizagens, energias boas, pessoas queridas e um mundo de sonhos e experiências!
Bia, que 2012 seja um ano muito especial pra você também! Obrigada por estar aqui presente no blog e pela força!
Beijo grande!
Chan, que linda essa história. Fiquei toda emocionada. Como deve ser bom ser voluntária num trabalho com crianças e educação!
que vontade que me deu de viver um pouco a sua vida!
um beijo, irmã.
Ótimo Ano novo.
Adorei a Taitai!
Obrigada, irmã querida!
Um ano novo cheio de realizações pra você, Juppa e crianças também!
Beijo grande!
Chan,
Feliz 2012 (para nós) . Amanhã sai a primeira leva para Aiuruoca. Lembraremos de vc, com certeza. Bj
Bj
Obrigada, querida! Feliz 2012 para todos nós! Que seja um ano de muito sucesso!!!
Beijo grande!
achei ótima essa história real. será? beijos
Hehehe…. não sei, um dia talvez eu saiba!!! Beijo, George!
Que fofíssimos aqueles chinezinhos! Mas não entendi se vc ficou mesmo como voluntária ou não. Adorei Macau e a Igreja de São Paulo. Rsrs. Feliz ano novo amiga! Bj
Não fiquei, Marisoca… seria para o próximo ano… quem sabe não volto?
Feliz ano novo pra você também!
Beijo grande!
Oi, Chan.
Pelo visto vc caiu de amores pela China!!! Deve ser encantador mesmo…Que 2012 seja repleto de Amor
Luz, Paz e muito mais aventuras na sua vida.
Te amo
Bjs com saudades.
Sami
Pois é, Saminha, gostei daqui mesmo!
Que 2012 seja um ano especial e cheio de realizações pra você e as meninas também!
Também te amo!
Beijo grande!
oi chanchan!
saudade!
adorei a estória da menininha a ‘cristal’! também lembrei de uma viagem que a gente se apelidou assim juntando nossos nomes – a gente fazia tipo uma dupla sertaneja, lembra? rs – me senti feliz em saber do significado do nome da menininha 😉
no ano novo vi o filme ‘um conto chinês’ e amei. não sei se vc viu, mas tem um momento que uma personagem, fala como ela se sentiria se estivesse na china sem entender chinês.. ela estava refletindo sobre o fato do chinezinho do filme, estar na argentina sem entender nada de espanhol, na casa de um estranho, etc, etc.. enfim, fiquei me lembrando de vc aí sem entender o chinês no início de sua viagem 😉
beijossss! (como se fala beijos em chinês? eles mandam beijos assim no final de uma mensagem?)
Querida, puxa, é verdade. Nós éramos a dupla “Cristal”!!!! Mais uma coincidência! Quantas mais ainda por vir? Rsrsrs
Chris, eu vi esse filme na casa da Marcinha 2 dias antes de viajar, e amei! Eu sei exatamente como esse cara se sentiu lá. Eu podia ser o personagem desse filme sem o menor problema! Hahaha!
Aqui não se manda beijo… aliás, as demonstrações de carinho e de proximidade são bastante raras por aqui. Obrigada também não é muito falado, vê se pode? Rsrsrs
Mas entre nós, brasileiros, nada mais comum, não é? Então aí vai: qin qin (pronuncia-se “tchin tchin”)