Laos

A pobreza no país prevalece. Casas de palha ou bambu, esgoto a céu aberto, estradas esburacadas. Ter carro é privilégio de muito poucos. A maioria anda de lambreta, bicicleta ou a pé. As roupas, muitas vezes sujas de lama. A moeda, o Kip, vale muito pouco: US$1 = 8000 Kips. Minha piada infeliz: aqui sou milionária.

No sinuoso caminho pelas montanhas desde Luang Prabang até Vang Vieng (foram 7 árduas horas), passamos por muitas pequenas e esquecidas vilas, com suas casas na beira da estrada. A cena se repetia: os adultos carregavam seus filhos pendurados, andavam de lambreta ou vendiam comida em frente às suas casas. As crianças, quase sem exceção, pulavam, corriam, brincavam e nos acenavam, empolgadíssimas por ver um turista, dizendo “Sabaidee” (olá, em idioma do Laos). Impressionante como, apesar de tanta pobreza, as crianças parecem realmente felizes.

Conheci uma francesa que trazia um neném do Laos e que viajava à capital para concluir o processo de adoção do mesmo. Para ela, que vive aqui há quase um ano ensinando francês, o mais encantador é a doçura das pessoas. Até agora, e salvo alguns pequenos “incidentes” em Luang Prabang, tenho de concordar com ela.

Escola
Escola
No Caminho
No Caminho
Senhora Em Uma Vila
Senhora Em Uma Vila
Na Beira da Estrada
Na Beira da Estrada
This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

6 Responses to Laos

  1. Samildes Magalhães says:

    Oi, Chan.
    Pude perceber que como diz Buhda “O desejo é a raiz de todo mal” e nesse
    nosso mundo capitalista o que impera é o desejo desenfreado de ter sempre mais, o carro do ano, a casa mais bonita etc…etc…etc, e com isso perdemos a possibilidade de realmente sermos felizes.
    Bjs
    Sami

    • admin says:

      Saminha, o que você escreveu me lembrou uma frase: “Ele era tão pobre, tão pobre, que a única coisa que tinha era dinheiro”.
      Beijo grande!

  2. Simone says:

    Chan, tÔ adrando o seu olhar. que fotos lindas! um beijo cheio de saudades

  3. Marta says:

    Chan querida,
    Que delícia de viagem, que delícia de blog.
    Te acompanharei por aqui nessa sua super empreitada, com muito orgulho de vc.
    Shana Tova, um excelente ano.
    Bjss
    Marta

    • admin says:

      Obrigada Martex querida! Shana Tova pra você e pra Muri também!!!
      Bjosss

Comments are closed.