Nyepi – O Ano Novo Balinês

Haja comemoração de ano novo! De janeiro pra cá já foram três! Cada uma delas, uma experiência inesquecível. Mas a última foi realmente única! Isso porque ela foi um misto de ano novo com carnaval, com direito a bloco de rua, banda e fantasias, em plena Indonésia!!!

Bali é uma ilha singular na Indonésia. Aqui se fala balinês, aqui as pessoas são de maioria hindu e andam de sarong, aqui o ano novo não é o mesmo. Nyepi, assim é chamado o ano novo balinês, aconteceu na semana passada e reuniu milhares de pessoas na cidade de Ubud, que dizem ser um dos melhores lugares para se assistir e participar da celebração! Fiz questão de conferir!

Semanas antes da celebração já avistávamos, espalhados pela cidade, bonecos coloridos e assustadores, com até 5 metros de altura, sendo confeccionados. São os famosos Ogoh-Ogoh‘s, bonecos que representam os maus-espíritos. Em outros momentos, escutávamos os ensaios das bandas de gamelan, a orquestra balinesa composta de instrumentos diferentes e de sons peculiares. No dia da virada do ano, logo de manhã a cidade já estava agitada, com modificações no trânsito e ogoh-ogoh‘s sendo carregados de um lado para o outro, e por volta das 16h as lojas já fechavam suas portas.

Antes da Festa Começar
Antes da Festa Começar

Às 18h milhares de pessoas começaram a se juntar em uma das ruas da cidade e logo mais começou o grande evento! Vários bonecos começaram a se concentrar na frente do templo:

Bonecos Chegando
Bonecos Chegando

E quando a música começou, foi uma emoção só! Apesar do calor insuportável e do cansaço, eu nem senti as quase 6 horas de festa passarem, tamanho foi o êxtase!

Banda
Banda

Ogoh-Ogoh e Guerreiro
Ogoh-Ogoh e Guerreiro

O desfile só terminou de madrugada, após todos os bonecos que simbolizam os maus-espíritos serem levados ao cemitério da cidade para lá serem queimados.

Ogoh-Ogoh Sendo Queimado
Ogoh-Ogoh Sendo Queimado

No dia seguinte à festa foi o dia do silêncio. Neste dia a ilha pára: à exceção de uma polícia especial (os Pecalang), encarregada de manter a segurança da cidade e de parar qualquer atividade que disturbe o silêncio, ninguém trabalha, ninguém sai às ruas, ninguém anda de carro. As lojas e os escritórios permanecem fechados. Nem avião voa neste dia! É o dia em que os balineses fingem não haver ninguém na ilha para que os maus-espíritos pensem que todos se foram e deixem a ilha também.

E assim começou o novo ano em Bali, todos de alma, espírito e energia renovados…

Poderíamos pensar em algo parecido para o Brasil, com bonecos à semelhança de algumas figuras da câmara e do senado… o que acham?

Feliz Nyepi!!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

3 Responses to Nyepi – O Ano Novo Balinês

  1. Marcia Barros says:

    Haha!!antes do teu último comentário já estava imaginando isso. Só que ia precisar de vários dias. Que bonito, Chan. Eles até confrontam o Bem e o Mal. E tudo tão organizado, fiquei pensando na bagunça que são os blocos aqui, alguns estão até sendo evitados. E que coisa sábia o silencio depois de acabarem com os maus espíritos. Achei fantástico este teu post. Agora, fala a verdade…vc está correndo atrás da folia. E feliz ano novo pela quarta vez. Bj, querida, saudades!!

    • admin says:

      Podes crer, Marcinha, acho que o Nyepi no Brasil duraria semanas!!!
      Folia?! É, a verdade é que fiz questão de estar nessa celebração! Como perder esse momento tão único!? Beijão!

  2. Marise says:

    Que maneiro! Mas confesso q fiquei com pena de bonecos tão legais serem queimados! Já os do senado… rsrs
    Quanta sorte Chan! Renovada pros próximos 4 anos de uma vez só! Muito bom! Saudade, bjão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook