Eis Que Chega O Dragão

Noite de Ano Novo na China. Definitivamente um evento especial. O país inteiro completamente mobilizado para celebrar o novo ano, o ano do Dragão!

Curiosa essa diferença cultural. Já ouvi falar que o vermelho é uma cor forte, marcante, e não é à toa que muitas marcas famosas escolheram essa cor para seus logotipos. Mas em grande parte do ocidente o vermelho também é lembrado como cor do proibido, da violência, da paixão, certo?

Já aqui na China a coisa é diferente! O vermelho é a cor da sorte. Está na bandeira do país, nas pulseiras das pessoas, é a cor do envelope com dinheiro (hong bao) que se oferece como presente às pessoas que fazem aniversário ou casam, nas decorações, etc… E hoje, especialmente, no dia da virada do ano, a China está mais do que nunca… vermelha!! Pelas ruas, as árvores enfeitadas com lanternas de papel vermelhas, bandeirolas penduradas em vermelho, presentes em pacotes vermelhos sendo vendidos em barracas de rua, um festival rubro! Eu não ia ficar atrás, não é mesmo? Tenho comigo na viagem 2 casacos de veludo para enfrentar esse inverno tenebroso (hoje faz 2˚C e venta bastante!): um cinza e um vermelho. Qual vocês imaginam escolhi para usar essa noite?

Não deu para filmar o tombo que levei 2 segundos depois de parar a bicicleta. Se equilibrar, parar a bike, segurar a câmera com uma mão e ainda querer apertar o stop fica difícil, né? Esse foi o último tombo do ano…

Meu jantar foi interessante. Éramos umas 20 pessoas, só eu e o americano de ocidentais, e eu tentei entender algo do assunto falado à mesa, mas sem muito sucesso. Como sempre, a comida estava deliciosa. Aqui na China é costume servir um prato de peixe inteiro no jantar de ano novo. Para os chineses, o peixe simboliza prosperidade. Mas como fazer em um jantar vegetariano? Pasmem: a dona da casa preparou um prato de tofu em formato de peixe!!! Vejam ele ali no canto esquerdo e superior da foto.

Jantar de Ano Novo
Jantar de Ano Novo

Aqui não tem calçadão da praia de Copa nem Meridien. Mas tem fogos de artifício, e muitos! O país inteiro não se deixa intimidar pelo frio: ao longo do dia e, principalmente, à noite, todos vão para as ruas soltar fogos! Um show de luzes e uma loucura de estrondos, pessoal! Segundo eles, os fogos são utilizados para afastar os maus espíritos. Lá pelas tantas, depois do nosso jantar, também descemos para soltar nossos fogos!! Bons tempos de criança…

O zodíaco chinês possui 12 signos (animais), e o dragão está entre os mais requisitados (já me falaram que outros bem conceituados são macaco e tigre). Quem nasceu no ano do dragão, segundo o zodíaco, é “…magnânime, vigoroso, forte, nobre, decisivo, leal, decisivo, pioneiro…”. Andam dizendo que este será o ano recorde de nascimentos no país. Muitos certamente planejaram seus bebês para nascer este ano!

Ritual do Ano Novo Chinês
Ritual do Ano Novo Chinês

No ritual do ano novo, cada casa é “abençoada” pelo dragão. Em seguida, os donos fazem uma oferenda.

Depois De Ser Abençoado Pelo Dragão
Depois De Ser Abençoado Pelo Dragão

Para os chineses, este será um ano muito próspero, de muita sorte e muita realização. Quem é dragão de acordo com o zodíaco chinês, aproveite: este é o seu ano! Quem não é, aproveite do mesmo jeito!

A todos, 新年好! Em pinyin: xin nian hao. Em português: Feliz Ano Novo!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

10 Responses to Eis Que Chega O Dragão

  1. jorge langone says:

    新年好, Chan!

  2. Marcia Barros says:

    Chan,
    já estava desanimada de entrar todo dia e vc não ter aparecido. Hoje pr minha surpresa tem dois posts. Que bom!! Muito interessante esta experiência do Ano Novo aí. Parece que foram eles que inventaram os fogos de artifício. Tomara que este Dragão se faça presente em todos os habitantes da terra. Bjks

    • admin says:

      Marcinha, pois é, passei uns dias mais quietinha, desculpe a ausência!
      Muito interessante passar a data mais importante do ano deles aqui! É um momento muito especial, e de muito aprendizado!
      Que suas palavras ecoem para todas direções e alcancem as maiores distâncias!
      Beijo grande!

  3. Omar says:

    Feliz ano do Dragão para vc. Shen Shen…pelo menos até o 23 de abril (hehe), right?

  4. Mariangela Ziccardi says:

    Oi Chantal,
    A Márcia me falou do seu blog e te agradeço por me fazer conheçer a China.
    Que experiência maravilhosa. Que viagem incrível!!!
    Que fotos lindas, as crianças na escola…
    Estou aproveitando por tabela e torçendo para que você aproveite muito esses momentos.
    São para pessoas especiais. Bjs. Mariangela (Unicerj)

    • admin says:

      Mariangela! Que legal você por aqui! Puxa, eu que tenho de agradecer vocês todos por participarem e acompanharem minhas aventuras!
      Que possamos todos provar e aproveitar um pouco desses sabores!
      Beijo grande!

  5. Pingback: Um Dia a Menos - Um olhar na ásia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook