Como Se Tornar Um Chinês

Não é tão fácil virar chinês de um dia para o outro. Transformar sua aparência física e aprender o idioma serão, sem dúvida, seus dois maiores desafios. Mas, caso você realmente queira ser mais um dentre os 1.3 bilhão já existentes, aí vão algumas pequenas, embora valiosas, dicas que podem facilitar sua vida!

  1. Aprenda a gostar de arroz, ele será seu amigo inseparável, companheiro das horas mais solitárias. De manhã, de tarde e de noite.
  2. Arranje um nome chinês. Nada de Carla, Clarice, Isabela ou Tatiana. Nem Paulo, Roberto, João ou Antônio. Aqui esses nomes não colam! Nomes compostos, então, nem pensar!
  3. Aprenda a jogar (e a gostar de jogar) cartas, Mahjang (xadrez chinês) e outros jogos de tabuleiro. Chinês que é chinês sabe jogar, e bem, estes jogos!
  4. Esteja disposto a comer de tudo. Isso poderá ser de grande ajuda.
  5. Aprenda a não se intimidar com perguntas intrusivas do tipo: quantos anos você tem, é casado(a), quanto ganha no mês, quanto custa seu aluguel, etc… Segundo eles, isso “… cria intimidade e estreita laços de amizade”.
  6. Caso opte por manter sua aparência original de laowai (estrangeiro), precisará reduzir sua sensibilidade aos olhares alheios e aceitá-los com toda a naturalidade. Eles serão muitos e frequentes, te acompanharão sempre!
  7. Considere fazer algumas aulas de canto e aprender um bom repertório de músicas chinesas. Fora “sair para comer”, KTV (Karaokê) é o programa preferido da noitada.
  8. Se comer com chopsticks é um desafio para você, comece agora mesmo um curso intensivo! Ou faça como os indianos e coma com a mão (neste caso, se certifique antes de estar confortável com os olhares alheios mencionados no item 6 acima).
  9. QQ. Chineses podem não ter email, Skype ou MSN, mas não há quem não tenha uma conta QQ. Abra a sua e decore seu número (sim, aqui seu login é um número. O meu tem somente 10 dígitos, mas o que é decorar 10 dígitos para um chinês?). Aprenda a usar o QQ para tudo: não envie emails, envie QQ. Ah, e quanto ao facebook, é melhor esquecer que ele existe. Aqui ele é bloqueado.
  10. Aprenda a compartilhar o que há de mais profundo em você: seu catarro (desculpem-me, mas não encontrei palavra mais amena). Deixe de lado aquele velho costume de não cuspir na rua, tão bem ensinado por seus pais, e encare-o como se fosse um espirro ou um bocejo. Além do mais, ele enriquecerá a sonoplastia do seu dia.
  11. Filas: aqui também será necessário praticar seu desapego aos velhos costumes. Se quiser ser atendido, nada de muita educação: não forme filas, não dê a vez aos outros e brigue fervorosamente por seu lugar ao sol.
  12. Evite falar de política, um assunto controverso e, digamos, um tanto perigoso.
  13. Saiba fazer bom uso do seu pijama. Não o subestime, ele pode ser usado durante muitas ocasiões fora dormir! Use-o para ir ao mercado, para fazer aquele passeio matinal ou mesmo para ir ao restaurante.
  14. Quando encontrar um conhecido na rua, pergunte-o “Você já comeu?”. Esta é uma forma de saudação extremamente utilizada! A comida aqui tem um significado e uma importância especiais, representa muito mais que simplesmente “… algo necessário para a própria sobrevivência”!
  15. Compre um celular imediatamente, caso ainda não tenha um, e descubra como aqui na China ele será seu verdadeiro parceiro de vida. Você passará mais tempo com ele do que com qualquer homem, mulher, bicho de estimação ou até mesmo arroz.

Para os meninos:

  1. Nunca, meninos, nunca roube um beijo de uma menina sem antes avisá-la, ok? E tomem cuidado na hora de segurar a mão dela. Se não estiverem namorando, isso será um pedido de namoro ou pode até ser interpretado como um pedido de casamento!
  2. Se pretende casar com uma chinesa, compre um carro, um apartamento e tenha um dinheirinho extra. O carro e o apartamento são para causar boa impressão aos pais da noiva. O dinheirinho é para oferecer a eles em troca da filha.
  3. Se você não fuma, considere começar. Fumando você se sentirá mais integrado à sociedade.
  4. Se for convidar uma menina para sair, três possibilidades: comer em um restaurante, KTV (Karaokê) ou “dar uma volta de carro pela cidade”.

Para as meninas:

  1. Nunca pegue sol. Quanto mais branca, mais bela será! No verão, tenha sempre à mão seu guarda-sol.
  2. Se estiver acima do peso, aconselho entrar em uma dieta. As roupas aqui são tamanho baby-look, não será fácil comprar algo compatível.
  3. Se você fuma, evite fazê-lo em público. Não é considerado elegante.
  4. Se for convidada por um menino para sair, nunca pague a conta. Isso é tarefa deles.
  5. Se seu cabelo não tiver franja, considere fazer uma. Irá se sentir mais à vontade.
  6. Se não usar óculos, considere comprar somente a armação e use-a para incrementar seu visual.

Ao princípio, isto tudo pode parecer um grande esforço. Mas, na verdade, uma pitada de flexibilidade e de disposição serão suficientes. Além disso, as recompensas não serão poucas. Viver na China, para muitos, pode parecer o “fim dos tempos”. Como todo lugar, de fato aqui há diversos problemas. Mas, garanto a vocês, esta sociedade também tem muito a oferecer!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

6 Responses to Como Se Tornar Um Chinês

  1. Marcia Barros says:

    Chan, pelamordedeus, vc vai voltar igual, não vai? Adorei a lista, vc hoje está afiada.

  2. Bia Fontoura says:

    ahhhhhhhhh!!!! amei as dicas!! e que esse blog vire livro, chanchan!!
    beijocas mil da cidade maravilhosa, que, by the way, completa recheados e belos 447 anos hoje!

  3. Fernando says:

    Ahahahahah!!! Já estou esperando para ver fotos suas de franjinha e branquela. E aí menina, resolveu mesmo virar chinesa? A Marcinha me prometeu que você voltaria logo. Vamos marcar uma Festa do Pijama para quando você voltar, regado a muito karaokê e arroz.
    Beijos, Xian Tao.

    • admin says:

      Puxa, ninguém merece eu de franjinha e branquela!!! Antes de voltar vou dar um jeito no visual, senão vou sofrer nas mãos dos cariocas!
      Volto em breve, moço! Agita a Festa do Pijama que eu tou chegando!!!
      Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook