Casamento Chinês

Fui convidada, neste último final de semana, a participar do casamento de um amigo do meu professor. O casamento aconteceu fora da cidade, a duas horas de Guilin. Uau, presenciar a cerimônia de um casamento em plena China?! E mais, um casamento tradicional, como provavelmente se fazia há anos e anos atrás? Que oportunidade!

Saímos de Guilin às 9:30h da manhã e viajamos de carro, por entre as montanhas da região, por quase uma hora e meia. Chegamos na beira de um lago e aí estacionamos junto a outros carros de prováveis convidados. Não vi nenhum salão de festas, nenhuma casa, nenhum sinal de casamento. Somente um barco ancorado no lago, com dezenas de pessoas dentro. Foi então que percebi que o barco seria nosso próximo veículo. Dito e feito: subimos no barco semi-lotado e navegamos por mais meia-hora. Um vento frio não nos deu sossego durante o trajeto, eu já não sentia mais os dedos dos pés.

Quando o barco ancorou em uma pequena vila à beira do lago, fogos de artifício nos receberam e, pouco tempo depois, percebi uma música diferente ao fundo. Uma banda nos recepcionava! E foi assim a cada vez que um novo barco trazendo convidados chegava!!!

A Banda
A Banda

O casamento foi diferente de tudo o que eu poderia imaginar! Nada de terno e gravata, vestido longo ou salto alto, madrinhas ou padrinhos. Nenhum líder religioso para realizar a cerimônia, nenhum salgadinho, nenhum drink. Mais parecia um almoço de domingo na casa de amigos. Na varanda da casa, algumas “lareiras portáteis” e, ao reder de cada uma, as pessoas tentavam espantar o frio. Sentadas, conversando, comendo semente de girassol ou maçã e tomando chá. De vez em quando vinha um membro da família oferecer, em uma bandeja, cigarros avulsos.

Na entrada da casa, um senhor, talvez o pai do noivo ou da noiva, recolhia os envelopes vermelhos dos convidados que chegavam e anotava os nomes em uma lista. Este é o presente de casamento: um envelope vermelho com dinheiro dentro. Como agradecimento, o senhor entregava um pequeno envelope, também vermelho, com um pouco de dinheiro dentro.

Contando Envelopes Vermelhos
Contando Envelopes Vermelhos

No momento que parecia a cerimônia, a música recomeçou. A noiva saiu do quarto em um vestido vermelho e foi conduzida pelo noivo até o centro da varanda. Lá, depois de uns cinco minutos, dos quais dois o noivo passou falando ao celular, a cerimônia já parecia ter terminado. Nenhuma formalidade!

Cerimônia
Cerimônia

Chegada a hora do almoço, comemos o de sempre: hotpot (uma casserola no centro da mesa com sopa e carne, legumes, batatas, entre outros) e, claro, arroz!

Depois de comer, jogamos conversa fora por mais uma meia-hora até chegar a hora de partir. Eu, naturalmente, mais ouvi que falei. Na despedida, a banda recomeçou a tocar e nos acompanhou até a entrada do barco. No barco, quase todos, sentados ou de pé, cochilavam. Eu, inclusive!

A Banda - Momento da Despedida
A Banda - Momento da Despedida

Minha primeira participação em um casamento na China foi assim! Impossível de imaginar, não é mesmo?! Uma cultura tão desconhecida… sempre fomos assim tão diferentes?!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

4 Responses to Casamento Chinês

  1. Marcia Barros says:

    Chan, parece que vc está dentro de um filme. Belo, mui belo. É um lugar de grandes contrastes. Tradição x modernidade.

    • admin says:

      Sabe que ás vezes também acho que partes da minha vida são filmes?! Quem sabe não são, mesmo? Matrix!!!! rsrs

  2. Willy Chen says:

    Que experiência unica Chantal teve. Sortuda. Parece aquela filme Peruana neh.
    Pela fotos, a varanda central, todas portas em volta estava coladas ” Tue-lien”.
    São papeis vermelhas escritos, dissertações, poesias. Povão compra prontos.
    Os ricos ou influentes, são escritos por pessoas importantes ou mestres.
    Metáfora de uma união sempre atras essas leituras, meio sublime, hahahá.
    Mais uma vez agradeço Chantal de tão ‘close’, ‘inside’ por nós.
    Willy 0302.1135

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook