Trekking No Cânion Mais Profundo Do Mundo

Cheguei em Lijiang e já era hora de jantar! O bairro antigo de Lijiang é um labirinto só, com dezenas de ruelas, rios e pontes se cruzando, e milhares, milhares de turistas chineses passeando de um lado para o outro!

Custei um pouco a achar meu hostel, mas enfim cheguei no Mama Naxi Hostel. Lá conheci alguns turistas que iriam, assim como eu, no dia seguinte sair para o Trekking no Tiger Leaping Gorge. Combinamos de fazer juntos. Uma alemã, duas húngaras, um casal de israelense e eu. No caminho encontramos outros vários turistas e nos perdemos das húngaras.

O percurso desse trekking é especialmente belo: de um lado, picos nevados com mais de 4000m de altitude. Na base destes picos, o cânion mais profundo do mundo, por onde passa o Yangtze River, o rio mais longo da china. Passamos por pequenos vilarejos, por rebanhos de cabras, por bovinos resultados da mistura entre vaca e yak (uma espécie de bovino peludo e enorme, característico do planalto do Tibete, parecido com o bizão), e por paisagens espetaculares!

Yak-Vaca
Yak-Vaca
Vila Ao Pé Das Montanhas
Vila Ao Pé Das Montanhas

No primeiro dia caminhamos um total de 7 horas, até encontrar nosso guest-house para o pernoite. Na beira das montanhas, assistimos ao pôr-do-sol do Inspiration Terrace (maravilhoso!) e depois fomos jantar. Um encontro internacional, com turistas de diversos países, tornou o jantar ainda mais saboroso!

Inspiration Terrace
Inspiration Terrace
Vista Do "Inspiration Terrace"
Vista Do "Inspiration Terrace"

No dia seguinte, pé na estrada novamente. Partimos cedo para dar tempo de descer até o rio (que descida!) no final do percurso.

E assim fizemos. Chegamos no final, deixamos a bagagem pesada no restaurante e começamos a descida super íngreme.

Eu No Caminho
Eu No Caminho
Cânion Profundo
Cânion Profundo

Chegando lá embaixo, eu e a alemã sentamos para curtir o visual. Os israelenses ainda estavam a caminho. Sabe quando a gente se sente conectado com a natureza? Pois é… tudo estava maravilhoso… até que ela, a primeira chinesa (e espero que seja a última) a conquistar meu verdadeiro desprezo, apareceu diante de nós!

Naturalmente, ela começou a falar qualquer coisa indecifrável. Lá pelas tantas, entendemos que ela queria Y10 de cada uma de nós por estarmos sentados naquela pedra! Eu rebati em inglês, dizendo que ela não tinha criado aquilo, não pertencia a ela, que era obra de Deus, etc… tudo inútil. Ela continuou com o mantra dela, e resolvemos então levantar e sair daquela pedra. Ela foi mais rápida que nós e, quando percebemos, lá estava ela, à frente, fechando com o cadeado um portão em cima da ponte que dava acesso de volta ao percurso! Se ela fechasse, estaríamos literalmente ilhadas!

Os israelenses perceberam o movimento da chinesa e se aproximaram dela, pelo outro lado do portão. Eu avancei pela ponte. E foi então que o momento tenso começou. Ela, no meio, com a mão no cadeado, exigindo dinheiro! A israelense, de um lado, esbravejando: “Open the door!”. Eu, do outro, igual: “Open the door!!!”. Permanecemos assim por alguns segundos, que pareceram uma eternidade!

Eu acho que fui ficando tão brava, e meu olhar transmitia tanta revolta, que a chinesa, em determinado momento, desistiu dos Y10. Abriu o portão, indignada, e foi então que fui presenteada com dois belos cuspes dela!!! Meus olhos devem ter ficado vermelhos de raiva! Como assim cuspir em mim? Mas segurei a onda, fingi nada ter acontecido, sequei os cuspes, e continuei a andar! Eu nunca iria adotar um comportamento tão baixo quanto o dela.

Passada a tensão, sentamos todos em outra pedra, respiramos fundo, e não tivemos outra alternativa senão cair na gargalhada!!!

Picos Nevados
Picos Nevados
This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

8 Responses to Trekking No Cânion Mais Profundo Do Mundo

  1. Samildes Magalhães says:

    Oi, Chan !!!!!!!
    Só essas caminhadas sem net para nos deixarmos fora uns dias hahaha…Adorei seu visual!!!!!!!! Lindona, casou com as maravilhosas paissagens, tudo muito espetacular até aparecer esse ser involuído… Como pode viver diante dessa natureza e ser tão estúpida e burra? Claro !!!!! Deve ser cega…aahahhaha. E vc tá de parabéns saiu com sabedoria, não seria uma cusparrada safada que iria tirar o brilho desse lugar, nota mil pra vc. E vamos que vamos. E os bordados de Lijiang?
    Bjs com saudades.

    • admin says:

      Pois é, Sami, às vezes a gente topa com cada um!!!! Mas espero que tenha sido um caso isolado!
      Lijiang tem muita coisa linda! Mas é muito turístico, e um pouco caro… mas a verdade é que já não tenho mais espaço na mochila, tenho que comprar com muuuuita parcimônia!
      Beijos saudosos!

  2. Celso says:

    Chang,
    Você fez bem em não fazer nada com a chinesa, mas nos aqui já contactamos uma baiana que fez uma mandinga e colocou o nome da chinesa na boca do sapo! Ela não perde por esperar! he,he,he! Abcs Celso

    • admin says:

      Hahaha! Muito boa, Celso! Até que seria um confronto interessante, bahiana vs. chinesa. Azeite de dendê no olho da chinesa, cuspe no olho da bahiana, golpes de capoeira de um lado, golpes de kung-fu do outro… no mínimo ia ser bem divertido!!!
      Beijo!!!

  3. Marcia Barros says:

    Nossa Chang, que controverso. Essa paisagem tão exuberante e essa bruxa aí no meio. Os lugares são tão lindos que vc tem posar de vez em quando, pq é inacreditável. Estamos viajando com vc, graças a sua generosidade. Coitada dessa moça, se soubesse a oprotunidade que perdeu….

    • admin says:

      Podes crer, Marcinha… mas acho que toda viagem tem esses momentos esquisitos, que no final das contas acabam entrando pra história!!! Com certeza vão render excelentes histórias!!!
      Beijão!

  4. simone says:

    caraca, só li hj sobre a cuspida. ainda bem que tudo terminou em gargalhada. tomate cru! vem cuspir na irmã mais velha aqui, vem. vai encarar?

    • admin says:

      Hahahaha… agora a irmã mais velha tá invocada!!! Ainda bem que deu tudo certo no final, senão no dia seguinte a famíia Intrator iria aterrisar na China 🙂 rsrsrs
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook