Muita Água

Aquela chuva torrencial aconteceu na hora errada. A hora: 8:00h. O local: a poucos kilômetros de Chiang Khong, cidade no norte da Tailândia. Missão: atravessar a fronteira para o Laos.

Até aí, tudo bem, não fosse o detalhe de que a fronteira entre os dois países é marcada por um Rio. É, rio com ‘R’-maiúsculo. O Mekong não é qualquer rio. Por muitos, é chamado de “Poderoso”. Está entre os 10 mais longos do mundo, e percorre boa parte da China, Burma, Tailândia, Laos, Cambodia e Vietnã.

Tudo bem que nessa região suas águas são relativamente calmas, mas quem quer atravessar um gigante num dia de chuva como esse? Ainda mais num barco tão ‘b’-minúsculo?

Mekong - Laos do Lado de Lá
Mekong - Laos do Lado de Lá
O barquinho
O barquinho

Momento tenso, mas o ‘b’arquinho tirou a travessia de letra. E lá estou eu, em Huay Xai, de passaporte, 1 foto e $30 “em riste” para obter o “visa on arrival” para o Laos.

Tudo certo na fronteira, passaporte carimbado com visto para 30 dias, agora é só alegria. Luang Prabang, a maior cidade do norte do país e antiga capital do “Reino Lao”, aí vamos nós!

Depois de muita água, serão 2 dias até Luang Prabang…  mais 2 dias de muita água novamente! Pelo menos não é água de chuva, mas água de rio! A viagem de Huay Xai para Luang Prabang pode ser feita de ônibus (15hr), de speed boat (4h a 6h) ou de slow boat (12h a 14h). Optei, como a maioria dos outros turistas, pelo barco. Mas pelo lento, já que dizem que o rápido pode ser bem perigoso.

Nosso Barco
Nosso Barco

O visual é incrível. Muita água, muito verde, algumas vilas perdidas no caminho, onde nosso barco atracava para deixar ou pegar gente/carga. Nosso barco, repleto de turistas e de alguns locais, era agraciado no meio do caminho por algumas paradas para se comprar cerveja (aqui no Laos a cerveja faz sucesso).

Vendendo Cerveja
Vendendo Cerveja
A Caminho de Luang Prabang 1
A Caminho de Luang Prabang 1
A Caminho de Luang Prabang 2
A Caminho de Luang Prabang 2
A Caminho de Luang Prabang 3
A Caminho de Luang Prabang 3
A Caminho de Luang Prabang 4
A Caminho de Luang Prabang 4
A Caminho de Luang Prabang 5
A Caminho de Luang Prabang 5

Às 16:30h do dia seguinte chegamos em Luang Prabang, uma linda e super agradável cidade. Boa comida, excelentes sucos, templos belíssimos, artesanato de qualidade… e incrivelmente barata! Só o calor e a umidade é que não dão trégua…

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

6 Responses to Muita Água

  1. Samildes Magalhães says:

    Oi,Chan.
    Em primeiro lugar “Feliz Ano Novo” muita paz e no aqui e agora muitas alegrias.
    Tenho acompanhado suas aventuras com um “certo olhar” de ah também quero. Calmaaa … É só uma inveja positiva. Fico sempre pensando que vc me vê nos Buhdas! Hahahaha quanta pretensão, amiga! Que o Dharma
    floreça mais e mais na sua vida.
    Mil bjs e I love you
    Sami

    • admin says:

      Saminha, você ia adorar aqui! Respira-se espiritualidade nessas terras…
      Muito obrigada por tudo!
      Beijo grande!

  2. Maurice Perpignan says:

    Você pelo visto não vai morer de sede!

    Shana Tova!

    Maurice

  3. tio Helio says:

    Chan Chan, vc é mesmo o máximo pra mim. Estou te acompanhando nesta viagem…..Lindas fotos. Bjs,

    • admin says:

      Tio, que prazer te “ver” por aqui!!! Que bom que pessoas tão queridas estejam me acompanhando, mesmo que de longe!
      Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook