Ho Chi Minh (Saigon)

Após a Queda de Saigon, em 1975, a cidade recebeu o nome de Ho Chi Minh em homenagem ao ex-líder do Vietnã do Norte, que foi quem conduziu o movimento de independência vietnamita contra os franceses e quem encorajou o movimento de resistência no sul.

Visitar esta cidade não é aquele turismo que fantasiamos com a cabeça recostada na mesa do trabalho. Ho Chi Minh é uma cidade muito parecida (embora um pouco piorada) com as grandes cidades desta região. Caos, bagunça, muita gente, poluição, barulho, muitas lambretas (aqui não há tuk-tuks! Viva!). Nada de muito atraente, não é mesmo? Para mexer ainda mais com essas sensações, estar nessa cidade significa conhecer e testemunhar mais de perto o que talvez tenha sido a segunda pior guerra de toda a história. Fiz questão de vir para cá, mesmo sabendo que iria me deparar com cenas bem difíceis. E não me arrependi.

Foi no Museu dos Remanescentes da Guerra que mais fiquei impressionada com a barbárie humana. Talvez publicar estas 2 fotos abaixo seja minha forma de protesto silencioso, ainda que tardio, contra esta atrocidade.

Senador Waine Morse
Senador Waine Morse
Dados da Guerra (dá para ler?)
Dados da Guerra (dá para ler?)

A visita à cidade também teve seus momentos divertidos, não pensem que foi só esse clima pesado todo o tempo! Fiquei hospedada em frente a um parque onde a toda hora crianças, adultos e velhos praticavam os esportes mais inusitados, entre outros mais convencionais! Peteca-com-pé (sim, isso existe!) peteca-com-raquete, kung-fu, cooper, bicicleta, etc. E só caminhar a esmo já era diversão garantida. Para aqueles que gostam de uma adrenalina, então, atravessar as ruas (e desviar das lambretas) era a melhor opção! 🙂

Barbeiro (ou Dentista?) em plena rua
Barbeiro (ou Dentista?) em plena rua
O chapéu típico aqui no Vietnã
O chapéu típico aqui no Vietnã
Será que ele sabe o que está fazendo?
Será que ele sabe o que está fazendo?
O Homem-Aranha é Vietnamita
O Homem-Aranha é Vietnamita

Até que dá para se divertir, não?!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

2 Responses to Ho Chi Minh (Saigon)

  1. Vitorugo says:

    Que experiencia formidável. Parabéns! Divirta-se Cham!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook