Cantão

A terceira maior cidade da China e a maior do sul, Cantão me surpreendeu! Pelo menos nos bairros mais turísticos, onde visitei, encontrei construções super modernas, uma excelente rede de metrô, ruas largas, prédios imensos, dezenas de shoppings, um show de organização nas ruas e, pra variar, muita, muita gente! São mais de 12 milhões de pessoas!!!

Cantão (o nome chinês é Guangzhou) é famosa pelo seu comércio. Aliás, uma prática exercida há centenas e centenas de anos no maior porto da região. Já esteve em mãos de várias dinastias chinesas, de persas, árabes, portugueses, japoneses, entre outros. Apesar de tanta história, não me parece ser isso o que atrai o turismo. O que, aparentemente, move a cidade é o comércio. É difícil, muito difícil, passear pela cidade e não comprar nada. É tanta oferta, tudo o que se pode imaginar, lojas e mais lojas oferecendo as mais atraentes promoções… todas as marcas internacionais e suas imitações, é claro, estão aqui presentes!

Tive que me conter para não sair comprando… o lado ruim de ser mochileira é que paga-se caro carregando o peso de tudo o que se compra! Cada compra tem de ser feita com muita ponderação!

A China não parece comemorar o natal, mas porque não utilizar mais esse motivo para aumentar as vendas?!

Aqui Também Já É Natal
Aqui Também Já É Natal

Do lado de fora, os vendedores não sabem mais o que inventar para atrair os clientes:

Vamos Comprar!
Vamos Comprar!

Muita gente comprando:

Rua de Pedestres
Rua de Pedestres

Uma rua super antiga, do tempo da Dinastia Song, é hoje uma das ruas mais importantes do comércio Cantonês:

Rua Antiga
Rua Antiga

Abaixo da parte de vidro da foto acima pode-se ver as ruínas da antiga rua:

Desde A Dinastia Song
Desde A Dinastia Song

Aqui vende-se de tudo!!! Animais vivos, partes de animais mortos, roupas, sapatos, eletrônicos, ingredientes da medicina tradicional chinesa, comida, flores, pedras preciosas… uma lista sem fim.

Cabaças
Cabaças
Gups Coloridíssimos
Gups Coloridíssimos
Cogumelos Gigantes
Cogumelos Gigantes
Alguém Arrisca Dizer O Que É?
Alguém Arrisca Dizer O Que É?
Escama de Cobra
Escama de Cobra
Tartarugas e Lagartixas
Tartarugas e Lagartixas

Cantão tem realmente de tudo!!! Aqui, pasmem, encontrei manteiga!!! Importada, naturalmente, e portanto caríssima. Mas depois de tanto tempo de abstinência, impossível não comprar! Hoje enfim tomei um café da manhã ocidental!

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

4 Responses to Cantão

  1. Omar says:

    Shen Shen, Shen Shen, Logo agora que vc. já domina o mandarim teve que mudar para cantonês? Vai falar tanto idioma assim na China (ops!). Olha, não que eu entenda muito do tema, mas aquilo parece pênis de alguma coisa, acertei?
    Beso.

    • admin says:

      Hahaha! Imagina… começar a aprender cantonês significa lidar com 6 tons!!! Eu mal consigo ouvir 4!!!
      Putz… eu também não faço ideia do que aquela foto seja, mas imaginava que era de alguma raiz… com esse seu palpite, será que é melhor remover a foto pra não baixar demais o nível?
      Besos

  2. Willy Chen says:

    Rererê, não é pênis de alguma coisa não, e nada de baixar o nível.
    È raiz de uma planta medicinal, igual Gin-Sen, santo remédio.
    Alias, para chinês, todas rizomas, como batata doce, inhame, cenoura …. são forte em anticorpos, porque vive e cresce embaixo da terra, cheia de bactérias. Alimentando-los sempre, fortalecer a autodefesa e contra qualquer doença.
    Bjs, Willy 1216.1408

    • admin says:

      Ufa, Willy! Que bom ter você por aqui para iluminar nossa ignorância! Então essa raiz é Ginseng?! Pessoal, essa é das boas!!!
      Beijo e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook