A Capital do Norte – Dia 1

Bei=Norte; Jing=Capital. Beijing está no seleto grupo das Quatro Antigas Capitais da China. Ela foi e tem sido a capital de vários governos e dinastias chineses por centenas e centenas de anos. É fascinante andar pelas ruas de um lugar que reúne tanta história!

Peguei um trem noturno de Xi’an para Beijing e tive uma viagem muito interessante. Lá conheci um chinês (com um ótimo inglês) e um canadense, e nós três trocamos idéias políticas e sociais sobre vários aspectos do país durante horas. Sim, a visão do chinês era bem patriota e bastante tendenciosa. Mas me ajudou a desvendar um pouco desse quebra-cabeça que representa a China: como um país tão marcado por guerras e destruições conseguiu se tornar a potência que é hoje?

Eu dediquei inicialmente três dias para conhecer Beijing, sabendo que talvez não fosse suficiente. Minha prioridade e antigo sonho: conhecer a famosa Grande Muralha. Não fiquei de enrolação: assim que cheguei no hostel, deixei as coisas, tomei um banho, e fui encarar a viagem até a Muralha. Escolhi o segundo ponto de visitação que, ao que parece, é menos badalado, e ainda assim não é tão longe: Mutianyu. Cheguei lá no início da tarde, e estava bem vazio!!! Mais uma vez dei sorte!

Para subir, duas opções: a pé ou de teleférico. Quem conhece minha natureza caminhante não teve dúvidas de que optei pela primeira! Descrever minha sensação durante a subida e o que senti quando cheguei na muralha não é fácil. Acho que fiz bem em gravar uns vídeos. Eles devem dar uma noção de como foi esse momento!







É, não é todo dia que se experiencia algo tão emocionante!!!

Algumas fotos:

A Grande Muralha
A Grande Muralha
Eu Na Muralha
Eu Na Muralha
A Grande Muralha
A Grande Muralha

Voltei para Beijing meio exausta! A noite anterior mal dormida (nunca se dorme muito bem nos trens) e o dia intenso me esgotaram. Mas ainda assim, esfomeada que eu estava, dei um pulo no Night Market, um mercado com as comidas mais exóticas que já vi! Sorte que tinha também alguns itens básicos do cardápio chinês, tipo noodles, do contrário eu continuaria esfomeada! Vocês verão nas fotos do próximo post.

This entry was posted in Viagens. Bookmark the permalink.

11 Responses to A Capital do Norte – Dia 1

  1. Monica says:

    Chantal!
    Que viagem maravilhosa essa sua! Aproveito minhas madrugadas acordadas para viajar com vc pelo outro lado do mundo.
    Beijos carinhosos

    • admin says:

      Moniquiiiinha! O Pedro deixa você entrar na Internet de vez em quando?! rsrs
      Essa viagem não é só minha, é de todos vocês também! Que bom que tá curtindo!
      Beijo saudoso!

  2. Marcia Barros says:

    Chan, demais!!!! Vc está sendo generosa conosco, pois estamos viajando com vc literalmente.
    Saudades, bjk.

  3. jorge langone says:

    chan, emocionante é pouco! que lindo!
    e fica a questão mesmo: como, com tanta história de guerras e destruição, são o que são hoje?
    um grande beijo,
    jo

  4. Willy Chen says:

    Oi Chantal,
    Marcinha me avisou em domingo(13) no clube; Ooo… Willy, Chantal colocou mais fotos no blog. Fantásticos. E só hoje(17) achei o tempo para verificar, nossa, Chantal, está show de bola.
    E li as comentários dos amigos, e quero expressar minhas observações para enriquecer seu bolg.
    Com condição de um chines de Taiwan e visitei continente em 1988, de sul ao norte, com Sylvia, Laiz(17) e Leandro(14), durante um mês. Eu vou focar na comparação com Brasil.
    a). China este ano conseguir alcançar alfabetização zero, e o Brasil ainda tem mais de 15% crianças sem escola. No vídeo vi grupos de estudantes uniformizados, e fazendo excursão, faz parte de programação escolar.
    b). Chantal sabe terror de multidão, governar para manter ordens sociais, precisar rigor, mas em moral, impunidade, nem pensar. Brasil , pais origem católico, políticos de cima para baixo, mar de tolerância.
    c).
    d).

    * infelizmente, tem que interromper, está me chamando.. tem que vender flores…
    conto mais depois, até…

    Willy 1117.1012

    • admin says:

      Willy, o que você comenta sobre a China pode ser percebido aqui facilmente. Quase não se vê mendigos nas ruas: existe pobreza, mas não vi miséria. As imagens que tenho de crianças são sempre com uniformes, a caminho ou voltando das escolas. Não se vê assalto, mas existem sim casos de roubos. De qualquer forma, ainda bem menos que outros países vizinhos e incrivemente menos que no Brasil.
      Esse país é sério e determinado. Estão investindo em educação, em desenvolvimento pessoal e material de uma forma que poucos países fazem atualmente. Uma verdadeira transformação está acontecendo aqui!
      Obrigada pela sua contribuição! Bom conhecer a visão de alguém que entende tão bem desta sociedade!
      Beijo!

  5. Thiago Andrade Silva says:

    Chantal, os vídeos e fotos ficaram sensacionais. Por favor, continue atualizando seu blog para podermos continuar viajando contigo! Beijão!

    • admin says:

      Thiago, que legal te ver por aqui! Pode deixar, o blog vai continuar firme e forte!!!
      Beijo grande pra você!!!

  6. Fala Chantal!

    Muito bacana a Grande Muralha! Também tenho muita vontade em conhecê-la. E parabéns pelo blog! Como disse a Marcinha aí em cima, estamos viajando juntos com você. Saudades de você. Grande beijo!

    Cela

    • admin says:

      Obrigada Cela!!! Também tou com muitas saudades de todos aí! Muito bom poder viajar junto com vocês!!!
      Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Connect with Facebook